domingo, 11 de agosto de 2013

PENSAMENTO CAUTELOSO


O pensamento é o sinal de vida da criatura. O surgimento dessa força poderosa em nós ainda se encontra nas dobras do mistério, mas algum dia será revelado com o crescimento da alma que se move na carne. Examina o que escrevemos, com os teus próprios pensamentos, buscando compreender melhor o que deve acontecer quando pensas.
O pensamento é arte divina, é um espetáculo em nossa casa mental que, por vezes, não nos lembramos de sondar. Tudo se move pela força do pensamento e os desencarnados também trabalham com essa energia sublimada em todos os aspectos das funções a que foram chamados a servir.
Já experimentaste a força que tens em mãos? Vê a responsabilidade em dirigir teus pensamentos para tais ou quais destinos; eles são veículos da tua vontade.
O pensamento poderá fazer milagres, erguendo pessoas ou destruindo esperanças, dependendo de quem o emite e dos sentimentos que acionam essa força poderosa que vem de Deus com a nossa responsabilidade. A mente é, pois, um dínamo de luz, ou de trevas; é o canal que gera e que orienta o que pode vir de fora, transmutando-o dentro de ti para a paz do teu coração. A mente divina irradia forças sutis que escapam à nossa análise e, ao se apoderarem das nossas criações, tomem o rumo que o nosso despertamento alcançou pela maturidade.
Experimenta trabalhar com as tuas próprias forças, dirigindo tuas idéias para a paz das criaturas, inspirando nos outros o perdão, o trabalho honesto, a caridade e o amor. Esforçando-te nesse exercício, a lei de justiça devolverá aos teus caminhos o que doares aos teus semelhantes. Procura ensaiar teus pensamentos como ensina o Evangelho de Jesus, estabelecendo no teu mundo íntimo a harmonia, que ela garantirá para teus caminhos a paz e a esperança de viver.
Sê cauteloso em tudo que a vida te chamar; não desesperes nas tuas criações, porque toda violência destrói a alegria. Procura e experimenta a educação dos teus impulsos, diuturnamente. Esquece o que pode te magoar, magoando teus companheiros. Vê em tudo alegria, paz, perfeição e concórdia. Estuda a natureza, que ela dar-te-á lições grandiosas, desde o cair de uma folha, aos mundos que circulam no espaço. Sê cuidadoso no falar, pois somente se fala o que se pensa. A educação dos pensamentos atinge o verbo, o olhar e certamente todos os sentimentos.
O trabalho é demorado, mas, somente avança quem começa, e todo começo traz problemas, principalmente no que tange à educação do Espírito. Nem sempre dominamos os pensamentos; eles podem surgir do condicionamento de milênios. Estamos com um celeiro de idéias negativas na comunidade da mente e a consciência se encontra vazada de forças negativas, para serem esgotadas, e esse trabalho é nosso, porque fomos nós que semeamos o inconveniente e agora estamos colhendo o incômodo.
Toda cautela é pouca no nosso aperfeiçoamento espiritual. Surge à nossa frente o grande horizonte da vida, a nos desafiar para a recuperação da própria estabilidade e há sempre o risco da rejeição. Consciência tranquila só se apresenta quando a alma conheceu a verdade e se tornou livre, pela limpeza dos entulhos das trevas, alcançando a luz pela vivência do amor.
Quando em trabalho na conquista da pureza dos pensamentos, acendendo sóis e estrelas no teu mundo interno, para que surja o céu no centro da tua alma, necessário se faz conhecer a vida e dominar o horizonte da mesma. Deus te espera e Cristo está anotando o que fazes dos teus pensamentos para a tua felicidade.

Do livro: Horizonte da Vida (João Nunes Maia/Esp. Miramez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário